Espécie descoberta em 1924 reaparece em seu local de origem.
Uma das contribuições que os sapos dão à natureza é manter saudáveis os ecossistemas de água doce. Além disso, assim como os outros anfíbios, eles exercem outro papel fundamental tanto para os seres humanos como para o meio ambiente: auxiliam no controle de insetos que espalham doenças.
Recentemente, esta especie de sapo denominada Ansonia latidisca foi reencontrada na Malásia, mais especificamente em Bornéu. Ela estava desaparecida desde 1924.
Os responsáveis pelo achado são da Universidade Malaysia Sarawak e do setor de anfíbios perdidos da organização ambiental Conservação Internacional (CI). Segundo a ONG, os cientistas encontraram 3 exemplares desse sapo em cima de uma árvore. Medindo entre 30 milímetros e 51 milímetros, eles eram um macho, uma fêmea e um jovem.
Conhecido como sapo arco-íris, há 87 anos ele foi descrito por meio de ilustrações. Desde então, sumiu e ninguém mais ficou sabendo deste animal.
Apesar do reencontro, os cientistas da ONG afirmam que a espécie permanece na lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN, na tradução do inglês). "Descobertas emocionantes como a deste lindo anfíbio são o combustível para nos manter em busca de espécies perdidas”, afirmou o cientista Indraneil Das, um dos responsáveis pela descoberta.
Fonte: IG
Nenhum comentário:
Não é permitido fazer novos comentários.