Total de visualizações de página

10 de dez. de 2011

Saiba identificar uma cobra venenosa

Formato da cabeça e dos anéis é uma das maneiras de identificação.


Para distinguir uma cobra venenosa de uma não venenosa é necessário verificar vários aspectos como a cauda, formato da cabeça, formato da pupila, das escamas, das cores e do tipo de dentição.
O maior exemplo de confusão entre as cobras é a cobra-coral. Existe uma espécie peçonhenta e outra não peçonhenta. A distinção é muito difíci, l possível apenas através de um exame minucioso da posição das presas ou da qualidade dos desenhos (anéis).
A coral verdadeira geralmente é identificada pela posição das presas ou pela quantidade e delineamento dos seus anéis. As peçonhentas de forma geral possuem um ou três destes anéis completos em volta do corpo e as não-peçonhentas os possuem apenas na parte dorsal.
Existe um antigo ditado para distinguir uma coral verdadeira da coral falsa: “Vermelho com amarelo perto, fique esperto. Vermelho com preto ligado, pode ficar sossegado”
 Coral-verdadeira

De uma maneira geral as cobras venenosas possuem uma cabeça triangular, as cores são vermelho, preto, branco e amarelado, com o corpo em anéis, com fasseta loreal (órgão para detectar presas) e uma pupila em formato de fenda vertical.
As não-venenosas possuem uma cabeça arredondada com uma coloração viva e brilhante. Os dentes são serrilhados, a pupila com formato arredondado e as escamas são lisas.

Coral-falsa

Nenhum comentário:

Postar um comentário