Total de visualizações de página

5 de out. de 2011

Ocapi: o irmão desconhecido da girafa

Animal somente é encontrado na República Democrática do Congo.

 Foto: WikipédiaOcapi criado no parque da Disney
O ocapi (Okapia johnstoni) é uma das duas espécies remanescentes da família Giraffidae, sendo a outra, a girafa. O mamífero é nativo das florestas da República Democrática do Congo e só passou a ser conhecido pelo ocidente no começo do século XX. Esta obscuridade levou a Sociedade de Criptozoologia a adotá-lo como seu emblema.
Os ocapis têm corpo escuro, com listras brancas na parte traseira, parecidas com as de uma zebra. A forma do corpo é semelhante à da girafa, embora o pescoço dos ocapis seja muito mais curto. Eles têm um comprimento de 2 a 2,5 metros, e uma altura de 1,5 a 2 metros nas espáduas. O seu peso varia entre 200 e 250 Kg.
Ocapi tem uma língua de 30 cm aproximadamente


Em uma comparação com as girafas, ambos possuem uma lingua muito longa. Ela pode chegar até 30 cm, de coloração azul e muito flexível, que é usada para retirar folhas e rebentos das árvores. A língua do ocapi é tão longa que lhe permite alcançar as orelhas e as pálpebras, além de ser usada para pegar alimentos.
São animais muito solitários e diurnos, juntando-se apenas para acasalar. A fêmea tem seu filhote após 430 dias aproximadamente, e o novo ocapi pesa cerca de 16 kg. O animal é amamentado até dez meses de vida e atingem a maturidade entre 4 e 5 anos.
http://www.canalazultv.com.br/redeambiente/novidade.asp?id_CON=369