Total de visualizações de página

12 de out. de 2011

Sete animais do deserto que sobrevivem com pouca agua

ete animais do deserto
Dromedário
Este animal se alimenta o máximo que pode quando consegue se alimentar. Durante o período de seca consegue reduzir a urina e a transpiração. Ele pode beber 140 litros de água em poucos minutos.


Víbora Chifruda
Quando a víbora se enterra, somente os dois chifres ficam à mostra. As presas pensam que os chifres são comida e se aproximam, tornando-se fáceis para o bote.



Crocodilo-do-Nilo
Tem origem na margem de rios, porém muitos já foram encontrados no deserto. Com a escassez de água, eles cavam buracos na areia para hibernarem.


Lagarto do deserto
Com o nariz próximo aos olhos, este lagarto pode ficar enterrado para se esconder do sol. Entre novembro e março, ele hiberna. Em atividade, pode chegar a 30km/h.


Escorpião do deserto israelense
As fezes deste animal são muito secas, pois ele perde apenas 0,01% de seu peso por hora. É a menor porcentagem de perda em animais do deserto.


Feneco
Também conhecido como raposa-do-deserto, este animal da família dos canídeos tem hábitos noturnos e é considerado animal de estimação em alguns países.


Lagartixa-dos-dedos-denteados
É considerado o membro mais rápido da família dos lagartos. O nome refere-se às espículas que parecem um pente nas suas patas posteriores.


5 de out. de 2011

Ocapi: o irmão desconhecido da girafa

Animal somente é encontrado na República Democrática do Congo.

 Foto: WikipédiaOcapi criado no parque da Disney
O ocapi (Okapia johnstoni) é uma das duas espécies remanescentes da família Giraffidae, sendo a outra, a girafa. O mamífero é nativo das florestas da República Democrática do Congo e só passou a ser conhecido pelo ocidente no começo do século XX. Esta obscuridade levou a Sociedade de Criptozoologia a adotá-lo como seu emblema.
Os ocapis têm corpo escuro, com listras brancas na parte traseira, parecidas com as de uma zebra. A forma do corpo é semelhante à da girafa, embora o pescoço dos ocapis seja muito mais curto. Eles têm um comprimento de 2 a 2,5 metros, e uma altura de 1,5 a 2 metros nas espáduas. O seu peso varia entre 200 e 250 Kg.
Ocapi tem uma língua de 30 cm aproximadamente


Em uma comparação com as girafas, ambos possuem uma lingua muito longa. Ela pode chegar até 30 cm, de coloração azul e muito flexível, que é usada para retirar folhas e rebentos das árvores. A língua do ocapi é tão longa que lhe permite alcançar as orelhas e as pálpebras, além de ser usada para pegar alimentos.
São animais muito solitários e diurnos, juntando-se apenas para acasalar. A fêmea tem seu filhote após 430 dias aproximadamente, e o novo ocapi pesa cerca de 16 kg. O animal é amamentado até dez meses de vida e atingem a maturidade entre 4 e 5 anos.
http://www.canalazultv.com.br/redeambiente/novidade.asp?id_CON=369

Lagarto Agama possui coloração igual a do homem aranha.

Das histórias em quadrinhos para a natureza

Lagarto Agama possui coloração igual a do homem aranha.


Lagarto Agama
Qualquer semelhança deste animal com um dos heróis mais famosos das histórias em quadrinhos é mera coincidência. Tudo bem que a cor é a mesma, porém ele não é capaz de lançar teias e se pendurar por todos os cantos.

Este é o lagarto Agama Mwanzae. Ele pode ser encontrado nas regiões do Quênia e da Tanzânia e pode atingir até 32 centímetros de comprimento.

Suas principais características são a rapidez de seus movimentos, a eficácia de suas escaladas (o que lhe assemelha com o homem aranha) e a aptidão de andar apenas sobre as patas traseiras. Costuma se alimentar de insetos, gafanhotos, grilos e formigas  e possuir hábitos noturnos.

A coloração de seu corpo muda conforme a idade, o sexo e seu comportamento. Os machos são azuis com algumas manchas cinzas e a parte superior do corpo em vermelho, porém podem ficar marrons ao cair da noite ou caso percebam alguma ameaça. Já as fêmeas e os filhotes são acastanhados.

Esses répteis, assim que foram vistos pela primeira vez, logo de cara já atraíram os olhares dos colecionadores. Isso porque, além de sua beleza, eles são facilmente domesticados e precisam apenas de alimentos e equipamentos para manter sua temperatura corporal certa.
http://www.canalazultv.com.br/redeambiente/novidade.asp?id_CON=367