15/02/13
Um Mito da Natureza
Ele é o mais pesado dos insetos e o mais forte dos animais
Com 300.000 espécies diferentes de besouros na natureza, com certeza este é um dos que mais se destaca. Medindo entre 30 a 57 mm de comprimento e 14 a 21 mm de largura, chega a pesar 70 a 100 gramas – sendo considerado o inseto mais pesado do mundo. Possui o nome científico de Dynastinae ou Oryctes Rhinoceros, mais conhecido como Besouro Rinoceronte. Desenvolveu-se principalmente na zona do Pacífico durante a Segunda Guerra Mundial e hoje é encontrado na América do Sul.
Eles se alimentam de matéria orgânica em decomposição. Apesar da aparência um tanto assustadora, eles não mordem, não picam e nem são venenosos. Porém, o mais curioso sobre esse animal é a sua força.
O Besouro Rinoceronte leva esse nome por causa de seus chifres, utilizados pelos machos apenas para disputar fêmeas ou territórios. Ele é considerado o animal mais forte de todos os outros podendo erguer oitocentos e cinquenta vezes o seu próprio peso – se os humanos fossem tão fortes quanto, eles poderiam erguer 15 elefantes, um total de 60 toneladas. Esses dados são resultados de um cálculo que mede quantas vezes o animal consegue suportar nas costas o próprio peso, dando assim a resistência necessária para que esse inseto sobreviva em qualquer tipo de composto orgânico.
Portanto, caso o encontre em algum lugar, não tente prende-lo em suas mãos, não seria uma experiência agradável. Apenas o admire com os olhos para verificar o quão interessante ele é.
http://canalazultv.ig.com.br/redeambiente/novidade.asp?id_CON=175