Total de visualizações de página

29 de fev. de 2012

Animal raro de aparência desagradável

29/02/12

O Sapo Roxo foi descoberto em 2003 e chama a atenção pelo seu físico


Nasikabatrachus Sahyadrensis, sapo roxo

De nome científico Nasikabatrachus Sahyadrensis, o sapo roxo é um raro animal que foi descoberto no ano de 2003, em Ghats, Índia - único lugar onde podem ser encontrados. Todos os membros dessa espécie têm essa coloração puxada para o roxo.
Com um físico bem estranho, sua cabeça parece pequena demais para o seu corpo. Seus olhos são bem pequenos e seu nariz um tanto incomum – o que lembra seus parentes distintos, da era dos dinossauros. Eles medem cerca de sete centímetros de comprimento, e o mais estranho: o seu coaxar parece com o som de uma galinha cacarejando.
É um animal que costuma ficar abaixo de quatro metros da terra durante o ano todo, saindo apenas nas épocas de monções – ventos sazonais, associados à alternância entre a estação de chuvas e de secas, bastante comum em regiões costeiras tropicais e subtropicais. Alimentam-se de cupins, utilizando a sua língua para pegá-los.
Esses sapos eram bastante conhecidos da população local antes de serem descobertos pelos cientistas. Para a ciência, essa descoberta é bastante importante. Ela diz muito sobre o início da evolução dos sapos e rãs e não haveria outra forma de conhecimento, já que não existem registros de fósseis da linhagem.

3 de fev. de 2012

TOP 5 - Os menores animais do mundo


5º lugar: Beija-flor abelha - menor ave - 5 cm
O menor passarinho do planeta é conhecido por beija-flor abelha (Mellisuga helenae) e mede apenas 5 cm. Se peso corporal chega até a 1,8 g. Os machos, mais esverdeados, são ainda menores que as fêmeas – que possuem a penugem azul. Comparados aos beija-flores comuns, o abelha é mais rechonchudo e robusto. Podem ser encontrados em Cuba e batem as asas mínimas tão rapidamente (80 vezes por segundo), que podem parecer um borrão a olho nu.
4º lugar: Morcego Kitti - menor mamífero - de 30 a 40 mm
O posto de menor mamífero do mundo é ocupado por um morceguinho tailandês (Craseonycteris thonglongyai) de apenas 2 g e que mede entre 30 e 40 mm. Um outro mamífero, o musaranho-pigmeu, também é considerado o menor do mundo, já que possui o mesmo peso do morcego Kitti. Porém, em comprimento, o roedor é um pouco maior: mede 6 cm.

3º lugar: Jaragua Sphaero - menor réptil - 16 mm
Medindo mínimos 16 mm, o lagarto Jaragua Shaero (Sphaerodactylus ariasae), é conhecido como o menor réptil do mundo. Menor que uma moeda de R$ 0,05, o animal pode ser encontrado na República Dominicana e no Haiti e está ameaçado de extinção.

2º lugar: Sapo-pulga - menor anfíbio - 9,8 mm
Também, conhecido por Braziliam Gold Frog (Brachycephalus didactylus), esse minúsculo sapinho mede apenas 9,8 mm e possue a pele pigmentada por uma cor dourada muito viva. O menor anfíbio do mundo é encontrado no hemisfério sul do globo e pode ser menor que uma falange dos dedos.

1º lugar: Peixe da ilha de Sumatra - menor peixe - 7,9 mm
O menor peixe do mundo (Paedocypris progenetica) é o encontrado na ilha de Sumatra, na Indonésia. Mede apenas 7,9 mm de comprimento quando adulto. Esse tipo de peixe gosta de águas muito ácidas – 100 vezes mais do que o normal - e usa as nadadeiras para agarrar, como se fossem minúsculas mãos.